Comprar apartamento na planta vale a pena: comprove com esses seis motivos

Publicado em: 21/05/2021

Comprar um apartamento na planta ou não? Será que vale a pena? A resposta pode variar de acordo com a sua situação, mas uma coisa é certa: o sonho da casa própria fica ainda mais próximo quando vem acompanhado de um planejamento a médio e longo prazos. 

Aliás, planejamento é a palavra de ordem quando se fala em um investimento tão sólido quanto a compra de um imóvel. 

E para quem prioriza a economia e busca um prazo estendido para o pagamento da entrada, a melhor opção é, com certeza, a compra de um apartamento na planta. Com parcelas que cabem no bolso, sobra tempo para tirar do papel aquele plano de morar com qualidade de vida e sem se apertar no fim do mês. 

É assim com o mais recente lançamento da Terra Simão, o Alvoradas Arboville. Construído em um dos principais vetores de crescimento do Vale do Paraíba, entre São José dos Campos e Jacareí, o empreendimento conta com mais de 30 opções de lazer e contato direto com a natureza exuberante do local. 

Alvoradas Arboville: Parque Aquático

Alvoradas Arboville: Parque Aquático

Por que vale a pena comprar um apartamento na planta

Com previsão de entrega para julho de 2024, o Alvoradas Arboville oferece prazo de sobra para que os interessados planejem seus gastos. De acordo com a correspondente bancária da Caixa Econômica Sheila Sundfeld, esse é o melhor caminho, especialmente para quem pretende não despender uma quantia muito alta de uma vez só. 

“Muitas vezes, analisando o perfil do comprador, verificamos que ele se enquadra em quesitos de renda, mas não conta com aqueles 20% da entrada guardados. Aí, o ideal é garantir a compra com antecedência, para conseguir quitar o valor da entrada até o apartamento ser entregue”, explica ela. 

1 – Valorização

Além do tempo para o parcelamento da entrada, a compra do apartamento na planta ainda conta com mais um importante benefício, que é a valorização do imóvel. Nesse caso, a questão pode ser um pouco mais subjetiva, mas costuma estar amparada em pesquisas realizadas pelas construtoras sobre o potencial de valorização de uma localidade. 

Em regiões mais novas e bem localizadas, como Arboville, esse potencial é enorme. Locais que já são centralidades estabelecidas tendem a valorizar menos, ou não apresentar valorização, já que aquele local atingiu, na teoria, seu valor máximo. 

“A valorização é um critério que precisa ser estudado com antecedência pelo comprador que pretende adquirir um imóvel com a intenção de fazer dinheiro. Isso acontece porque, na planta, o preço a pagar pode ser muito mais barato do que uma compra quando o prédio já está pronto. Mas é muito importante levar a localização em consideração, já que centros estabelecidos não costumam valorizar muito”, afirma Sheila.

No caso do Alvoradas Arboville, as vantagens são ainda maiores: localizado a apenas 15 minutos do centro de São José e a cinco minutos de Jacareí, o Alvoradas Arboville oferece uma experiência de exclusividade e sossego. O acesso é facilitado pela proximidade à Via Dutra, por meio da estrada municipal Abade Biagino Chieffi. 

O local tem vista privilegiada para quatro maciços de Mata Atlântica, além do rio Paraíba do Sul. A conexão com a natureza é ideal para quem gosta de práticas esportivas ao ar livre, como trilhas de mountain bike, caminhadas e até mesmo stand up paddle, já que o local é cercado por lagoas. 

E é essa conexão com a natureza a responsável por garantir uma valorização sem precedentes para os apartamentos do Alvoradas Arboville, já que as moradias rodeadas pela natureza e próximas aos centros urbanos são tendência no mundo inteiro – cada vez mais, as pessoas tendem a privilegiar locais com oferta de qualidade de vida. 

2 – Planejamento familiar

Quando se pensa em um imóvel, muitas referências podem vir à cabeça. Mas a solidez é, certamente, o principal atributo de uma casa ou de um apartamento. Afinal, são bens para uma vida inteira. 

Apartamento na planta: planejamento familiar

Foto: Jonathan Borba/Unsplash

Por isso, antes de adquirir uma unidade, é fundamental ter em mente como será sua composição familiar nos próximos anos. De acordo com Sheila, esse exercício antecipa questões importantes, evitando problemas e desperdício de dinheiro no futuro. 

“Isso é fundamental na hora de escolher, por exemplo, entre um imóvel de dois ou três quartos. É preciso pensar: quero ter uma família grande no futuro? Pretendo ter apenas um filho? É muito melhor ponderar essas questões agora do que esperar a família ficar maior para, então, ter que correr atrás de uma solução, que certamente será mais cara e trabalhosa.”

3 – Acompanhamento da obra

Outra característica positiva para quem compra um apartamento na planta é a oportunidade de acompanhar todos os passos da obra e se certificar sobre quais materiais a construtora está lançando mão, tanto na estrutura quanto no acabamento. 

De acordo com Sheila, neste caso, muitas vezes o barato pode sair caro. Ela afirma que apesar da ansiedade natural da compra de um imóvel, o momento exige que os compradores se atentem para cada detalhe do que está sendo oferecido pela construtora. 

“A manutenção de uma casa é uma coisa muito cara. Se você tem uma construtora que investe em materiais confiáveis e de durabilidade, vale a pena fechar o negócio por um valor um pouquinho maior, se for o caso, para evitar os muitos gastos futuros com manutenção”, explica a correspondente da Caixa.

Portanto, pesquise o histórico e converse com pessoas que já adquiriram apartamentos em outros empreendimentos da construtora. 

4 – Personalização do imóvel

Além de acompanhar a obra do seu futuro apartamento, a vantagem de poder realizar adaptações em conjunto com a construtora, definindo por um quarto a mais ou uma sala maior, só existe quando você compra um apartamento na planta.

Apartamento na planta: Alvoradas Arboville

Decorado do Alvoradas Arboville na Central de Vendas Arboville

5 – Menos burocracias

Outro ponto favorável são os trâmites. Como os apartamentos não estiveram com nenhum outro proprietário, todo processo é facilitado. Já quando o imóvel é usado, tudo leva mais tempo, tanto para cuidar da questão da escritura, como para cuidar de outros aspectos, às vezes até nas esferas jurídica, civil ou criminal, do imóvel.

6 – Tudo novinho

Por fim, nada melhor do que morar em um apartamento novinho, cuja obra você acompanhou de perto, construindo tijolo a tijolo o sonho da casa própria. A grande vantagem aqui é saber que você não terá surpresas com manutenções durante um bom tempo. Mas, não se esqueça: assegure-se da qualidade da sua construtora.

Alvoradas Arboville

Apartamento na planta

Se você quer comprar um imóvel ou investir, você precisa conhecer o Alvoradas Arboville. A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Os decorados estão abertos para visitação na Central de Vendas. O espaço é amplo e obedece todos os protocolos e diretrizes do Plano São Paulo, com grande distanciamento entre as mesas de atendimento e com opção para o atendimento na parte externa da central, que conta com ampla estrutura. 

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais