Pesquisa do Creci-SP aponta alta de 14,8% na venda de imóveis em junho; presidente da instituição espera novos números positivos

Publicado em: 03/09/2021
Creci-SP

Números do Creci-SP corroboram o bom momento do mercado imobiliário no estado.

O mês de junho deste ano veio para consolidar o bom momento da construção civil em todo o país, principalmente no estado de São Paulo. De acordo com os números consolidados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de imóveis de São Paulo), a região apresentou alta de 14,86% nas vendas de imóveis em relação ao mês de maio.

O crescimento na curva de vendas é um sinal de que os números positivos, recorrentes desde o segundo semestre de 2020, apresentam um novo ciclo para o mercado. A pesquisa entrevistou 900 imobiliárias em 37 cidades do estado. 

A análise ainda mostra um aumento discreto no número de imóveis alugados neste mesmo período. Em relação a maio, foram 1,66% mais imóveis alugados no mês de junho.

De acordo com o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana, a expectativa é de que a boa fase continue em uma crescente. O retorno às atividades presenciais, a diminuição das restrições e, principalmente, o avanço da vacinação no país ajudaram a impulsionar as vendas, segundo ele. 

“As pessoas estão se sentindo mais seguras, muitas resgatando seus empregos e, com isso, aproveitando a onda dos juros, que ainda estão baixos para o financiamento imobiliário. Acredito que, se não houver nenhuma alteração nesse cenário, possamos ter um segundo semestre ainda mais positivo  e com bom aquecimento nos negócios”, explica.

Presidente do Creci-SP, José Augusto Viana, acredita que bom momento significa um novo ciclo para o mercado imobiliário.

Creci-SP identifica alta nos bancos privados

Além do crescimento nas vendas de imóveis, outro dado que chama atenção na pesquisa é que mais da metade das compras foram feitas à vista – ao todo, foram 52,8% do total vendas nesta modalidade.

Como esse não é o padrão do brasileiro ao comprar um imóvel, pois a preferência histórica é o parcelamento, Viana acredita que o dado é reflexo da fuga de investidores das rendas fixas para o investimento em imóveis. 

“Com a taxa Selic em patamares baixos, quem tinha dinheiro investido em uma renda fixa viu nos imóveis uma forma de fazer seu montante render. E isso é muito bom, pois injeta dinheiro no setor produtivo, que gera empregos e ajuda a movimentar a economia do país”, afirma o presidente do Creci-SP. 

Financiamento privado

Outro ponto importante apontado pelo estudo é que a maioria dos financiamentos foi realizado em bancos privados. No total, 37% das pessoas que financiaram um imóvel escolheram uma instituição financeira da iniciativa privada para isso. 

Normalmente, a maioria das linhas de crédito imobiliário fica a cargo de bancos públicos – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os dados são vistos com bons olhos pelo presidente do Creci-SP. Para ele, quanto mais opções de crédito, melhores as taxas. 

“Isso é um sinal que os bancos privados estão entendendo algo que os bancos públicos já fazem há muito tempo: manter o mutuário como correntista por cerca de 30 anos, que é o período médio de financiamento, vale a pena. Para mim, a concorrência é saudável e sempre tende a oferecer melhores condições ao comprador”, diz. 

condomínio-clube

Vista aérea do condomínio-clube Floradas Arboville

Alvoradas Arboville: o melhor investimento

A vida em um condomínio-clube proporciona integralmente experiências inesquecíveis, além de uma excelente forma de fazer seu dinheiro render. Em Arboville, além do Floradas Arboville, uma opção é o Alvoradas Arboville.

Localizado a apenas 15 minutos do centro de São José e a cinco minutos de Jacareí, o Alvoradas Arboville oferece uma experiência de exclusividade e sossego. O acesso é facilitado pela proximidade à Via Dutra, por meio da estrada municipal Abade Biagino Chieffi.

O local tem vista privilegiada para quatro maciços de Mata Atlântica, além do rio Paraíba do Sul. A conexão com a natureza é ideal para quem gosta de práticas esportivas ao ar livre. E também há trilhas de mountain bike, caminhadas e até mesmo stand up paddle, pois o local é cercado por lagoas.

A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

Atendimento Online