Amortização de financiamento: o que é? Vale a pena para mim?

Publicado em: 16/07/2021 | Última modificação em 20/07/2021
ESG

Amortização de financiamento: o financiamento é o melhor caminho para a casa própria e uma ótima opção para quem quer investir, já que os juros são muito mais baixos do que outras modalidades de crédito; e é sempre possível quitar com antecedência

Você que está pleiteando um crédito imobiliário pela primeira vez, já ouviu falar da amortização de financiamento imobiliário? Como a modalidade é um projeto a longo prazo, a amortização de financiamento é uma das possibilidades para quem quer quitar a dívida em menor tempo.

Melhor crédito disponível no mercado, o financiamento imobiliário é mais do que um caminho para a casa própria – é também uma oportunidade para quem gosta de investir, já que os juros são muito mais baixos que outras modalidades de crédito.

Além disso, as parcelas são semelhantes e até menores que as cobradas em um aluguel. O financiamento é uma ótima oportunidade para quem não tem dinheiro guardado e também para aqueles que têm, mas não querem mexer na reserva. Afinal, você vai deixar de pagar para morar em um imóvel que nunca será seu, para investir em um bem.” afirma a diretora da Terra Simão Construtora, Giselle Simonetti.

Amortização de financiamento

Além de aproveitar os juros mais baixos do crédito imobiliário, o comprador que optar por um financiamento de 20 a 30 anos, por exemplo, pode lançar mão de alguns meios para amortizar algumas parcelas. 

No jargão da economia, o termo é utilizado quando a pessoa paga uma parte do saldo devedor. Com isso, o valor financiado diminui, assim como o total de juros pagos. 

Giselle explica que a opção por amortizar a dívida tem como principais aliadas aquelas rendas extras que vamos acumulando ao longo do ano. 

“É o décimo terceiro, uma PLR, um valor de venda de carro, uma multa rescisória, no caso de troca de emprego. Muitas vezes quando as pessoas conseguem gerar uma renda extra, sempre optam por abater uma parte da dívida. Nessa toada, temos informações das instituições bancárias de que tem sido comum a quitação do saldo devedor de forma antecipada”, explica Giselle. 

“Pesquisas dos bancos mostram que essa antecipação é surpreendente, pois praticamente todos os contratos de financiamento bancário de 20 a 30 anos são pagos na média de 10 a 12 anos, o que demonstra quanto o brasileiro prioriza o imóvel e utiliza o prazo maior mais por segurança”, continua Giselle.

 

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é certamente o melhor amigo de quem quer  amortizar suas dívidas. É possível diminuir e até quitar as dívidas com o saldo do FGTS. O montante pode ser utilizado a cada dois anos para pagamento de financiamento imobiliários.

O serviço está disponível no aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal, além da página do banco na internet. Quem preferir, também pode acessar realizar a amortização de financiamento inclusive por telefone. Basta ligar para 3004-1105 (regiões metropolitanas e capitais), ou 0800-726-0505 (demais cidades).Já para consultar o saldo de seu FGTS, o mutuário pode acessar o campo destinado à consulta no site da Caixa.

Aproveite os juros baixos

A amortização de financiamento é um caminho interessante para todos os públicos. Giselle lembra que os juros baixos oferecem condições especiais para que as pessoas com dinheiro guardado possam manter a reserva e investir no imóvel de forma parcelada.

“A taxa de juros do crédito imobiliário é a menor do mercado. Por isso, muitas pessoas preferem manter seu montante reservado e optar pelo financiamento. É uma ótima opção para quem tem essa condição. E, em todo caso, ele sempre terá a opção de quitar seu parcelamento se necessário”, comenta. 

Investir em Arboville

Vida na natureza

Foto: Emma Simpson/Unsplash

Localizado entre São José dos Campos e Jacareí, no maior vetor de crescimento da região, Arboville é uma ótima opção para quem procura um imóvel para morar e para investir. 

O local é cercado por uma natureza exuberante, onde a construtora já entregou as chaves do condomínio-clube Floradas Arboville. Agora, recebe o Alvoradas Arboville, que está em fase acelerada de obras, com entrega prevista para 2024.

Não perca a oportunidade de viver bem e investir melhor ainda, Acesse o site de Arboville e faça sua simulação personalizada.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

WhatsApp Atendimento Online