Harmonização: dicas para melhorar o astral de sua casa

Publicado em: 27/08/2021 | Última modificação em 17/09/2021

Para manter um clima de aconchego que faça jus à máxima “lar, doce lar”, uma palavra é fundamental: harmonização. Posicionar bem os cômodos, escolher cores adequadas e caprichar na decoração são alguns dos desafios para manter nosso cantinho em ordem. 

O primeiro passo para chegar lá é colocar, literalmente, a casa em ordem. Ambientes limpos ajudam a trazer harmonia seja para o descanso, seja para o home office. Por isso, destine espaços para alocar seus pertences de forma que tudo encontre um lugar, evitando a formação de entulhos pela casa. 

Manter as grandes superfícies, como paredes, forros e pisos, sempre higienizados aumenta a sensação de bem-estar nos ambientes. Os sentidos da visão e olfato são fundamentais para manter esse sentimento de casa harmônica. Então, encontre produtos de limpeza cujo aroma traga bons sentimentos. 

harmonização

Ambientes harmônicos ajudam a criar um clima de leveza e harmonização dentro de casa

Ah, e não se esqueça de, periodicamente, dedicar um tempinho para separar as roupas e utensílios que podem ser destinados à doação. Quanto menos “entulho” em casa, mais espaço você reserva para as novidades e mais fácil é a harmonização dos espaços.

Escolha as cores ideais para harmonização

No design de interiores, harmonizar cores e texturas é um dos grandes desafios para criar ambientes com personalidade. Um lar harmônico passa, necessariamente, por estas escolhas. Sabe aquele sentimento de desconforto que não sabemos ao certo de onde vem? Pode ser simplesmente uma desarmonia na combinação de cores em um certo cômodo.

De acordo com a psicologia das cores – área que se dedica a estudar a relação entre cores e nossas emoções – algumas paletas no ambiente podem nos ajudar a relaxar, despertar, ou nos manter mais concentrados e produtivos.

Neste estudo, por exemplo, o vermelho é relacionado à energia; o amarelo ao conhecimento; o rosa à felicidade; o azul à estabilidade; marrom à simplicidade; preto à sofisticação; Branco à paz. Há, claro, muitos outros significados, explorados não só pelo design, mas pela publicidade, marketing, moda, entre outros.

harmonização

A escolha de cores ajuda a despertar os sentidos e trazer harmonia para o interior da casa


Imprima seu estilo

As tendências do design interior, assim como acontece na moda, podem ir e vir. Portanto, na hora de garantir a harmonização da sua casa ou seu apê, a dica é simples: investir em algo que se enquadre em seu estilo. 

Uma casa com a nossa cara ajuda a criar o ambiente ideal para que nos sintamos dentro de um espaço seguro. Pronto para despertar nossa criatividade, receber os amigos e servir de refúgio para os momentos de cansaço. 

A dica aqui é decorar a casa com objetos que ajudam a contar a sua história e investir em espaços que casem com suas necessidades – um cantinho de leitura, um barzinho, uma bancada para cozinhar, um jardim vertical, entre outros. Tudo, é claro, com muita funcionalidade e em harmonia com os outros ambientes da casa. 

Cuidados com os móveis

Agora, espaço para uma dica que parece óbvia: meça os móveis com bastante critério para que eles caibam nos cômodos e proporcionem um fluxo tranquilo para o trânsito dentro da casa. Isso porque, na loja ou na internet, a empolgação com aquele sofá maravilhoso, por exemplo, pode te impedir de lembrar que sua sala simplesmente não comporta um item daquele tamanho. 

Nesse caso, o móvel dos sonhos acaba sendo um pequeno pesadelo, ao passo que a parede do armário não abre completamente sem que precise se arrastar a cama, ou que a geladeira ocupe um espaço desproporcional na cozinha. 

Problemas como estes ajudam a deixar o ambiente “sufocante” e vão criando um fator de estresse para os moradores. A melhor coisa a se fazer é adequar a mobília às dimensões dos cômodos, oferecendo a harmonização necessária, com conforto, beleza e funcionalidade. 

harmonização

Móveis planejados são ideais para garantir um bom fluxo e não ocupar espaço a mais nos cômodos

Iluminação conforme a necessidade

Se as cores e os móveis são ingredientes chave para a criação de um ambiente harmônico dentro de casa, é a iluminação o item que irá ditar o clima que o momento pede. Um projeto adequado pode ressaltar a decoração e dar um ar de sofisticação ao ambiente.

O efeito causado por focos de luz de spots e luminárias, por exemplo, oferecem conforto ao destacar objetos e criar áreas menos iluminadas, ideais para relaxar, receber amigos ou assistir TV.

Para cabeceiras e camas vale a pena contar com luminárias direcionais, que ajudam a manter o foco em uma leitura, por exemplo. Já as mesas de jantar combinam com luminárias pendentes ou lustres embutidos no teto. 

Feng Shui: harmonização milenar

A milenar cultura chinesa do Feng Shui é uma técnica que une design de interiores com administração de energias positivas dentro dos espaços. De acordo com os praticantes, a boa prática pode ajudar a trazer harmonia e prosperidade ao lar.

Aqui vão algumas dicas desta tradição oriental para que você possa atrair os bons fluidos. Vamos lá:

  • Evite acúmulos
  • Use plantas ou fontes de água próximas à porta de entrada para purificar as vibrações neste que é o ambiente que conecta o lar com a parte externa
  • Cuide do fogão. Para os chineses, este é um elemento com força para levantar o ânimo dos moradores
  • No quarto, posicione a cama próxima à porta e evitar espelhos em frente ao pé da cama, para facilitar o relaxamento
harmonização

A lousa na parede, além de divertida, é uma forma de aproveitamento do espaço


Inspire-se nos decorados do Alvoradas Arboville

Para conferir, na prática, todas essas dicas, você pode conhecer os decorados do Alvoradas Arboville. São dois projetos feitos especialmente para apresentar as potencialidades do design de interiores que as plantas do condomínio proporcionam. 

Localizado a apenas 15 minutos do centro de São José e a cinco minutos de Jacareí, o Alvoradas Arboville oferece uma experiência de exclusividade e sossego. O acesso é facilitado pela proximidade à Via Dutra, por meio da estrada municipal Abade Biagino Chieffi. 

Os decorados estão abertos para visitação na Central de Vendas. O espaço é amplo e obedece todos os protocolos e diretrizes do Plano São Paulo, com grande distanciamento entre as mesas de atendimento e com opção para o atendimento na parte externa da central, que conta com ampla estrutura. 

A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

WhatsApp Atendimento Online