Atleta Arboville: após carreira vencedora no Kickboxing, Diego Alves sonha com vaga no mundial de triathlon

Publicado em: 10/09/2021 | Última modificação em 17/09/2021

Unir disciplina, dedicação e trabalho duro sempre foi a fórmula do sucesso para o atleta joseense Diego David Alves, atualmente patrocinado pela Terra Simão e Arboville. Foram 17 anos dedicados ao circuito profissional de kickboxing, que lhe renderam um extenso cartel de premiações no Brasil e no exterior. 

Após a aposentadoria, há quatro anos – quando, mesmo com 37 anos, foi o 4º colocado no campeonato brasileiro –, era hora de procurar um novo desafio. Formado em educação física e apaixonado por esportes, ele encontrou no triathlon a modalidade que esperava para continuar competindo em alto nível. 

Mas como um bom “casca grossa” (gíria do universo dos ringues), o joseense optou por um estilo mais desafiador do esporte: o cross triathlon. A categoria é como um rali da modalidade, já que é praticada em ambientes hostis, que passam longe da estabilidade do asfalto. 

atleta

Por 17 anos Diego foi atleta de kickboxing; hoje ele divide a rotina entre aulas, filhos e triathlon

“É um estilo off road, no qual precisamos lidar com os imprevistos como raízes e terrenos irregulares, como se fosse um rali da modalidade. O triathlon me encantou logo de cara pelo conjunto de desafios que oferece. É preciso usar a força, mas não só isso. São diferentes tipos de técnicas durante o percurso. A estratégia é fundamental para conseguir uma boa classificação na linha de chegada”, afirma Diego, que em 2019 ficou em oitavo lugar no ranking brasileiro, mesmo tendo participado de apenas três das dez provas do circuito. 

Nova realidade

Com a parceria firmada com a Terra Simão e Arboville, o atleta tem como objetivo completar ao menos quatro das cinco provas que o circuito brasileiro terá no retorno às competições, em 2021. As etapas acontecem em diferentes cidades, culminando em uma grande prova em Ilhabela. 

Esta última, que acontece em 26 de novembro, é considerada uma prova internacional e vale como classificatória para o mundial da modalidade, que será disputado no Havaí. E nem precisamos dizer que a motivação de Diego é conseguir uma vaguinha para o mundial. 

“Eu me sinto em grande forma. Em todos esses anos como atleta, esta é a primeira vez que uma empresa acredita e investe nas minhas conquistas. É um grande incentivo para acordar cedo todos os dias e dar o meu melhor. Sei que tenho boas chances na minha categoria e vou correr atrás desta vaga para o mundial no Havaí”, afirma. 

Rotina intensa

Casado com Mariana Urizzi e pai do casal Ana Clara Urizzi, 10, e David Urizzi, 2, o triatleta se multiplica para dar conta de seus afazeres diários. Ele concilia a vida de atleta de alto rendimento com a rotina de pai, personal trainer e proprietário de sua academia de kickboxing. 

Para dar conta de tudo isso, o dia começa bem cedo. Ele acorda às 4h para estar às 4h30 no treino, que vai até as 6h. Depois disso, o restante do dia se divide entre as aulas, academia e os filhos. 

“Não é fácil, um atleta abre mão de muita coisa para alcançar seus objetivos. Mas essa é a escolha que eu fiz desde pequeno e amo a vida que construí como atleta e, hoje, como professor e pai de família. O segredo é a dedicação”, afirma o joseense. 

atleta

Chegada em maratona de subida: primeiro desafio como atleta Arboville e Terra Simão

Atleta e Influencer

A disciplina no cotidiano do atleta e professor é inspiração para 5.000 pessoas que seguem diariamente seu perfil no Instagram. Na rede social, Diego mostra sua rotina de aulas, os estudos e compartilha as conquistas com os seguidores. 

A vida de influenciador não foi algo planejado por ele. A coisa começou com posts diários de sua rotina. Alunos começaram a seguir e se inspirar na força de vontade do professor. E nessa toada, o número de seguidores de Diego só cresceu. 

“Eu acho que as pessoas procuram em mim uma inspiração, sabe? Eu sempre procurei ser um cara que anda de cabeça erguida, sem problemas com ninguém. E a dedicação às coisas que me proponho a fazer acaba inspirando os outros a se esforçarem um pouco mais. Quando o cara vê que eu acordo às 4h, ele já não acha tão ruim assim acordar às 7h para ir à academia. Recebo muitas mensagens de apoio e outras me agradecendo pelo incentivo. O importante é cada um entender o seu objetivo e tentar sempre se superar um pouquinho”, afirma. 

Maior desafio do atleta

Já no primeiro desafio como um atleta Arboville e Terra Simão, em setembro, Diego encarou uma das provas mais difíceis e disputadas do Brasil, o Uphill Marathon 2021, em Santa Catarina. Trata-se nada menos do que uma maratona somente de subida. São 42 quilômetros subindo a Serra do Rio do Rastro. 

Diego completou o percurso em pouco mais de cinco horas de muito esforço. Para chegar lá, ele precisou primeiro ser um dos 1.500 sorteados entre mais de 15 mil pré-candidatos. Depois disso, foi muito treino pesado em Campos do Jordão e Monteiro Lobato, locais com características semelhantes. 

“Com certeza foi o maior desafio da minha vida. Se não fosse o treinamento muito duro que tive, acho que não aguentaria. Pesou muito também minha mulher e filhos estarem me esperando na linha de chegada. Foi super gratificante pra mim poder levar o nome da Terra Simão e Arboville para essa conquista”, afirma. 

Histórico de patrocínios

A Terra Simão tem um histórico de apoio a talentos esportivos da região. Nos últimos anos, por exemplo, a construtora manteve uma parceria com a equipe Odoya de canoa havaiana. 

Formada por seis mulheres, o time de canoagem levou o nome da Terra Simão aos principais eventos da categoria. 

atleta

Rotina do atleta envolve acordar às 4h e dividir-se entre treinos, aulas e crianças

Venha se exercitar em Arboville

Inspirado com o histórico dos atletas da Terra Simão? Em Arboville, o que não falta é incentivo para aceitar desafios radicais no esporte. O Alvoradas Arboville, por exemplo, conta com mais de 30 opções de lazer, grande parte delas na prática esportiva. Há quadra poliesportiva, quadra de grama sintética, piscina, tênis de mesa, academia indoor e ao ar livre, além de pista de caminhada.

E isso sem falar no entorno, que oferece uma série de trilhas para a prática da caminhada e do ciclismo off road. Já os lagos da paisagem são um convite a esportes aquáticos, como o stand up pedal. 

A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

WhatsApp Atendimento Online