Confira o passo a passo para guardar dinheiro e realizar o sonho da casa própria

Publicado em: 09/07/2021 | Última modificação em 13/07/2021
Guardar dinheiro

Guardar dinheiro para o apartamento dos sonhos é um exercício que exige pequenos ajustes e controle

Ter um apartamento inteirinho só para você, sem precisar pagar aluguel, é realmente um sonho – bem possível, aliás, com pequenos ajustes para guardar dinheiro. Imagine só: escolher a decoração, os móveis, a roupa de cama, tudo com a sua cara. E o melhor de tudo: poder chamar esse cantinho maravilhoso de seu. 

A boa notícia é que a taxa básica de juros brasileira, a famosa Taxa Selic, continua em seus menores níveis históricos. Portanto, agora é a hora de conseguir um financiamento a juros baixos. Em muitos casos, com valor da parcela semelhante ao do aluguel.

Mas para embarcar nesse sonho, é preciso – primeiro – colocar o pé na realidade e, se possível, guardar dinheiro. Avaliar seus hábitos financeiros é o início para concretizar a conquista de sua casa. Afinal, trata-se, na maioria das vezes, de um investimento a longo prazo.

É importante lembrar que o planejamento financeiro envolve disciplina e força de vontade, além de uma boa dose de discernimento sobre suas reais necessidades. 

Por isso, antes de falarmos sobre as dicas para juntar dinheiro para a compra da casa própria vale um adendo: planejamento familiar e profissional são importantes para saber o que você quer para os próximos anos e, consequentemente, qual será seu apê ideal. 

Tenha paciência

Grandes compras não devem ser realizadas por impulso. Paciência para pesquisar e avaliar as melhores condições (e por condições você deve olhar localização, potencial de valorização, custo-benefício; histórico, valores e missão da construtora; qualidade dos materiais empregados na obra) é fundamental para não se arrepender depois. 

Por isso, conversar com corretores, facilitadores de financiamento e pessoas que já adquiriram imóveis da construtora de interesse é importante tanto para entender como funciona o crédito imobiliário quanto para saber a qualidade do produto que você está adquirindo.

Guardar dinheiro

guardar dinheiro

Todo o processo de compra fica mais simples quando podemos contar com uma reserva financeira. Portanto, depois de entender os possíveis custos com a compra, é fundamental se organizar para guardar dinheiro todos os meses. Esse dinheiro extra fará toda a diferença na hora de fechar a entrada do financiamento. 

Se você está entre os mais de 70% dos brasileiros que, de acordo com o SPC Brasil, não reservam uma parte do salário, fique tranquilo. Você pode começar agora e também contar com uma ajudinha extra. Os bancos e corretoras normalmente oferecem opções de reserva automática. Nelas, o correntista define um dia por mês para fazer o depósito. 

O recomendado é que o futuro comprador do imóvel poupe 30% de sua renda mensal neste período. O sacrifício valerá a pena!

Parece muito? Pois saiba que não é: você não precisa deixar de ir a um restaurante ou viajar, apenas ajustar alguns hábitos. Por exemplo: será que não é possível reduzir os pedidos de comida via delivery, ou mesmo fast food, e as compras feitas por impulso?

O mesmo vale para os gastos fixos. Será que você precisa mesmo do pacote mais completo de TV a cabo ou de todos os serviços de streaming? Com um pouco de controle, você verá que vale a pena.

Mas se você não conseguir, não se desespere. Existem outros caminhos.

Avalie as taxas de diferentes bancos

De acordo com recente pesquisa do Creci-SP, entre os meses de março e abril, os bancos privados foram o principal destino para os financiamentos imobiliários. Isso mostra uma tendência de que estas instituições financeiras entraram de vez na disputa pelo crédito imobiliário. 

Na prática, isso pode significar valores mais baixos e melhores condições de pagamento. Com a disputa entre as instituições, outra dica é, além de pesquisar, levar as propostas já recebidas para o banco que você costuma utilizar. 

Potencialize a entrada

Após se organizar financeiramente e já ter todas as reservas em mãos, a dica é investir numa grande entrada. Os bancos costumam financiar até 80% do imóvel, portanto, 20% do montante é normalmente pago na entrada. 

Aumentar o quanto for possível este valor significa diminuir o preço das parcelas que serão pagas posteriormente, proporcionando um fluxo de pagamento mais tranquilo ao longo do período de financiamento. 

Contudo, caso guardar dinheiro seja algo impossível na sua família, cheque como a construtora em questão financia o valor da entrada: em muitos casos, essa entrada pode ser dividida em várias parcelas e sinais, o que facilita a aquisição.

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma das ferramentas mais importantes para quem quer comprar um imóvel. Para sacar o benefício, é importante consultar o saldo e separar a documentação necessária: documento de identidade, extrato da conta do FGTS, declaração completa do Imposto de Renda e certidão de casamento ou de união estável, se for o caso.

Alvoradas Arboville: um condomínio-clube completo

Localizado a apenas 15 minutos do centro de São José e a cinco minutos de Jacareí, o Alvoradas Arboville é uma das melhores opções para você realizar o sonho da casa própria com uma experiência de exclusividade e sossego. O acesso é facilitado pela proximidade à Via Dutra, por meio da estrada municipal Abade Biagino Chieffi. 

O condomínio conta com piscina de 25 metros de extensão; sauna; churrasqueiras; varanda gourmet em todas as unidades; quadra poliesportiva; quadra de grama artificial; salão de jogos; academia; playground; brinquedoteca; pista de caminhada; espaço beleza; spa; e pet place; entre outras atrações. 

Que tal conhecer o condomínio-clube dos sonhos na localização mais incrível de São José e Jacareí? Nossa equipe está preparada para apresentar as melhores opções de financiamento, com possibilidades que cabem no seu bolso.

Central de Vendas Arboville

A Central de Vendas Arboville, com dois decorados, fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Se preferir já adiantar o contato, é só nos contatar via WhatsApp AQUI.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

WhatsApp Atendimento Online