Foi-se o tempo em que as cortinas para apartamentos eram apenas um item para administrar a luminosidade dos cômodos. Atualmente, elas ganharam status de destaque nos projetos de decoração de interiores, compondo ambientes que vão dos mais sóbrios àqueles com cores alegres e chamativas.
Ao pensar um ambiente, as cortinas são peças versáteis, permitindo uma grande variação nas opções de tecidos e combinações. Por isso, a criatividade é fundamental para quem quer personalizar temas e variar as texturas.
Para tanto, é necessário que o item esteja alinhado com a personalidade que o proprietário quer imprimir ao ambiente. Lembrando sempre que cada cômodo tem suas necessidades específicas de luz e privacidade.
A cortina blackout, por exemplo, é uma ótima opção para os quartos. Como o próprio nome já sugere, ela é feita de um material especial, que não permite a passagem de luz. O modelo é ideal para quem não abre mão do escuro na hora de dormir, principalmente no caso de casas próximas a locais muito iluminados.
Outro local que pede o uso desse tipo de cortina são as salas de home theater, para que a claridade não quebre o clima do filme que está sendo exibido. Para deixar o item ainda mais elegante, a dica é usar um tecido fino, de acordo com o ambiente, por cima do blackout.
Na hora de escolher a cortina ideal para sua casa, é importante saber a medida correta das janelas e a altura em relação ao piso. Parece óbvio, mas essa é uma fase que muitas vezes é ignorada no processo de compra do item. E quando isso acontece, é dor de cabeça na certa.
Caso a escolha seja por um modelo pronto, não é difícil calcular a quantidade de tecido necessário. Basta somar a largura da janela com mais 40 cm. E, então, multiplicar esse total por dois – para tecidos encorpados, como linho e algodão – ou por 3 – para tecidos leves, como a seda.
Esses 40 cm no cálculo representam os espaços de sobra para a janela, com 20 cm para cada lado. Contar com esse espaço adicional é importante para evitar claridade indesejada, ações do vento e para não comprometer a estética da cortina.
Algumas dicas e cuidados são importantes tanto para a escolha da cortina ideal, quanto para a manutenção do item. Uma boa dica, por exemplo, é evitar modelos com tecidos escuros para janelas com muita exposição ao sol. Apesar de barrar a luminosidade, eles retém muito calor, aumentando a temperatura ambiente durante o dia.
Outra dica na hora da compra é ter sempre o cuidado de escolher apenas cortinas para apartamentos com o tecido pré-lavado ou com percentual de encolhimento. Isso porque a lavagem pode encolher a cortina, prejudicando tanto a decoração quanto a funcionalidade do item.
Falando em lavagem, se a ideia é lavar a cortina em sua própria casa, então a opção deve ser por tecidos 100% sintéticos. Os naturais exigem que a lavagem seja feita em lavanderias especializadas para não danificar o material.
Em Arboville, os projetos dos apartamentos contam com plantas flexíveis, criadas especialmente para dar opções variadas para os projetos de design de interiores. São quartos que podem se transformar em salas estendidas ou cozinhas que podem ganhar novas dimensões sem as divisórias. O leque de opções é extenso.
Você já conhece o lançamento Alvoradas Arboville? Comprar um apartamento na planta vale a pena, especialmente em regiões mais novas e bem localizadas, como Arboville.
Conheça Arboville e se encante com as possibilidades de um condomínio-clube conectado à natureza e a todos os elementos contemporâneos da qualidade de vida.
Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.