Pet: o que preciso saber para ter um bichinho de estimação no meu apartamento

Publicado em: 17/09/2021 | Última modificação em 03/11/2021
pet

Cruela, a simpática cachorrinha do @apto.202c, que mora no Floradas Arboville

Ter um pet para dividir o apartamento com a sua família é garantia de dias de muita animação em casa, seja qual for a data. Com atenção e alguns cuidados, esses grandes amigos podem ser muito felizes em ambientes de condomínio. 

Inclusive, alguns condomínios já são planejados com uma atenção especial para os pets. É o caso do Alvoradas Arboville, que fica em um dos maiores vetores de crescimento do Vale do Paraíba – entre Jacareí e São José dos Campos – e oferece uma das melhores experiências em qualidade de vida do estado.

Para tirar o melhor dessa convivência com os pets, algumas adaptações no apartamento são fundamentais. Os cuidados, aliás, devem começar antes mesmo da chegada do animal ao apartamento. 

O primeiro passo antes de tomar a decisão de trazer um animal para casa é conferir as regras específicas do condomínio para esses casos. Em alguns deles, há restrições claras sobre o porte do animal ou o uso das áreas comuns do prédio, por exemplo. Uso de focinheiras ou guias são outros termos que precisam ser lidos com atenção. 

Além disso, a decisão de ter um pet dentro do apartamento ainda deve passar por uma boa avaliação da rotina da casa. É necessário planejamento, já que a expectativa é que o animalzinho permaneça na família por muitos anos. Portanto, vale ponderar se, por exemplo, a família fica muito tempo fora de casa durante o dia ou se precisa viajar com certa frequência. 

O ideal é escolher a melhor opção para o seu estilo de vida. Entender, por exemplo, que cães demandam, via de regra, mais atenção do que gatos. Mas cada espécie tem suas necessidades de companhia e cuidados. Por isso, que tal uma reunião em casa para definir qual tipo de animalzinho será o novo membro da casa e quem fica responsável por qual tarefa?

Adaptação do pet

Escolhido qual será o pet ideal para o apartamento, é importante considerar que ele vai precisar de um período de adaptação no novo lar. É natural que cães e gatos precisem de tempo para se ambientar. 

Esse é um período muito importante para estabelecer os locais de dormir e das necessidades. Os gatos são acostumados a usar a caixa de areia, mas é preciso ser orientado a usá-la. Já para os cães, o ideal é passear diariamente na rua, sem se esquecer, é claro, de levar uma sacolinha e uma garrafinha de água para recolher e limpar as necessidades. 

Para quem já tem um animal e está se mudando de uma casa para um apartamento, a adaptação pode ser um pouco mais complicada. Portanto, a dica é levar o pet ao novo apê e passar um tempo com ele no local, se possível. Assim, ele pode se ambientar com o espaço, o que irá facilitar bastante na hora da mudança. 

pet

As fofuras da @jgarcez_, que moram no Floradas Arboville

Ajustes no apartamento

Não são apenas os pets que precisam se adaptar aos apartamentos, mas também o contrário. O local precisa estar pronto para a chegada do novo membro da família. Isso porque os animais de estimação contam com exigências especiais para garantir o seu bem-estar. 

Estruturar o apartamento faz toda a diferença tanto para o conforto do animal, quanto para que os moradores tenham mais facilidades. Uma ideia interessante é investir em pisos que sejam fáceis de limpar. Bons exemplos são o piso vinílico, porcelanato acetinado ou pisos antiderrapantes.

Outra questão fundamental é a instalação de redes de proteção nas janelas e sacadas – principalmente se o animalzinho for um gato, que por natureza gosta de pular em janelas e se equilibrar em suas beiradas. 

Faça de seu apê um parque de diversões

Seja qual for o pet escolhido, de uma coisa você pode ter certeza: eles terão muita energia para gastar. E para a saúde física e mental dos animais, é importante que eles sejam estimulados todos os dias. Por isso, os brinquedos são fundamentais. 

Petshops contam com artigos especiais para cada espécie. No caso dos cachorros, bolinhas e ossos de borracha são boas pedidas. Até a hora de comer pode ficar mais divertida: alguns brinquedos são feitos para isso, oferecendo pequenos buracos de onde caem petiscos conforme o cãozinho se esforça para obter a recompensa. 

Já para os gatos, vale a mesma dica. Mas, nesse caso, é importante contar com um brinquedo em especial: os arranhadores. Os felinos sentem necessidade de arranhar para demarcar território. O ideal aqui é orientar o lugar certo para a prática, que é justamente onde estiverem os arranhadores – e não os móveis e cortinas.

Itens básicos para os pets

Nem só de brinquedos vivem os pets. Há itens básicos que são fundamentais para a convivência dos animais dentro de casa. Um exemplo é um espaço adequado para o descanso. No mercado, há caminhas feitas especialmente para diferentes portes de animais. 

Outra dica – especial para os felinos – é contar com um bebedouro. Muitos gatos simplesmente deixam de beber a quantidade de água necessária por dia porque preferem água corrente. Esse é um item fundamental para a saúde dos animais. 

Outro produto fundamental é a caixa de transporte. Para gatos e cães de pequeno porte, ela é importante para facilitar viagens e idas ao veterinário. Para o transporte, existem opções de assentos para carros, mochilas e as tradicionais caixas de plástico. 

Limpeza do apartamento

Manter um pet em apartamento sem dores de cabeça exige um cuidado diário com a limpeza. E nessa hora, é importante que toda a família colabore. Eliminadores de odor e produtos específicos são grandes aliados nesse desafio diário. 

Para a limpeza dos pelos, ter um aspirador de pó ajuda muito a manter a casa em ordem. Outra dica é manter a escovação em dia, para diminuir o acúmulo de pelos pela casa. As caixas de areia também devem ser limpas diariamente. 

Caminhas, mantas e outros acessórios podem ser aspirados todos os dias e lavados a cada 15 dias. Lembre-se, uma casa limpa é ideal para um pet feliz. 

pet

Pink, toda estilosa par ao perfil @bela_pink_dogs, que divide com a irmã felina, passeando pelo Floradas Arboville

Alvoradas Arboville e os cuidados com os pets

No condomínio-clube Alvoradas Arboville, os pets vão contar com espaços dedicados especialmente para eles. Entre as mais de 30 opções de lazer, há o Pet Place – um parque com brinquedos para que os pets possam se divertir livremente.

Já no Pet Care, o condomínio vai oferecer toda a estrutura de banho e tosa, digna dos melhores petshops. Assim, seu amigão se manterá sempre no estilo. 

A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.600

Saiba mais

WhatsApp