Trabalho remoto faz paulistanos trocarem estresse da capital por cidades do interior

Publicado em: 04/06/2021 | Última modificação em 01/07/2021

A consolidação do trabalho remoto fez a procura por residência em um raio de aproximadamente 100 quilômetros da capital subir 340% durante os últimos meses. É o que mostra pesquisa Fipe Zap, que comparou números pré-pandemia com dados atuais.

A explicação é óbvia: embora com múltiplas opções culturais, gastronômicas e de trabalho, São Paulo também tem congestionamentos, dificuldade para estacionar, filas, ônibus e metrôs abarrotados, preços mais altos, sensação de insegurança e poluição, entre outras predicados negativos. É aí que os problemas de uma megalópole com 12 milhões de moradores se sobrepõem às qualidades, e a convivência vira um fator de estresse incontornável.

As cidades próximas à capital, portanto, são ideais para um cenário de trabalho híbrido, no qual o profissional poderá optar por ir ao escritório quando necessário, ou mesmo aproveitar alguns dos benefícios de São Paulo, ao mesmo tempo em que desfruta de mais qualidade de vida em uma cidade vizinha. Essa possibilidade, inclusive, se apresenta como concreta para um cenário pós-pandemia. 

Foi na esteira dessa tendência que o casal Gilmara Sousa e Paulo Olivetti, da zona sul de São Paulo, encontrou no Floradas Arboville o refúgio perfeito para trocar a correria da capital paulista pelo sossego e qualidade de vida de Jacareí. As opções de lazer, a região arborizada e a facilidade de deslocamento para São Paulo foram fatores determinantes na escolha pelo Floradas.

Trabalho remoto: o casal Gilmara Sousa e Paulo Olivetti, da zona sul de São Paulo, encontrou no Floradas Arboville o refúgio perfeito para trocar a correria da capital paulista pelo sossego e qualidade de vida de Jacareí

Trabalho remoto: o casal Gilmara Sousa e Paulo Olivetti, da zona sul de São Paulo, encontrou no Floradas Arboville o refúgio perfeito para trocar a correria da capital paulista pelo sossego e qualidade de vida de Jacareí

“A gente estava procurando sair de São Paulo mesmo. Procuramos em cidades como Atibaia e Cotia, mas não encontramos nada parecido com o Floradas Arboville. O que mais nos atraiu foram as opções de lazer: academia, pista de corrida, piscina. Tudo isso sem precisar se deslocar para outros lugares”, explica Paulo.

Atualmente, os dois – que trabalham como analistas de relacionamento e service desk – preparam a mudança para o condomínio-clube. Ambos moravam no extremo sul da capital, o que dificultava muito a locomoção, fazendo com que eles perdessem horas por dia no trânsito. 

“Foi uma escolha pela qualidade de vida. A gente veio em busca de sossego, já que em São Paulo as distâncias tornavam as coisas muito difíceis. O lugar onde a gente morava era bem longe de tudo. Nosso objetivo agora é aproveitar com mais qualidade esse tempo, aproveitando a tranquilidade de um local espaçoso e arborizado. Chega de correria”, diz Gilmara.

Home Office dos sonhos

O estresse do deslocamento também foi o motivo pelo qual a advogada Luciana Hoelz resolveu que era hora de deixar a cidade de São Paulo. Sua rotina era acordar antes do sol nascer para conseguir chegar ao trabalho no horário. O estresse da profissão e as horas no trânsito faziam com que a advogada já acordasse cansada. Foi aí que, ao lado do marido, Raphael Falco, ela decidiu que estava na hora de abandonar a metrópole.

“Compramos nossa unidade no Floradas Arboville em 2017, assim que o empreendimento foi lançado. À época, a ideia era mesmo de ter mais qualidade de vida e aproveitar melhor essas horas de ‘sobra’ em um local tranquilo, com várias opções de lazer. A boa notícia é que agora fui informada que meu escritório estabeleceu o home office como padrão. Eu, que precisava acordar três horas antes do trabalho, agora poderei trabalhar naquela tranquilidade do Floradas Arboville. Não há preço que pague esse acréscimo de qualidade de vida”, conta.

Leia mais:

Vida na natureza: 5 benefícios que mostram por que essa ideia vai melhorar sua saúde e seu humor


Por que se mudar para o Vale do Paraíba?

E você, já avaliou a possibilidade de viver em um local mais tranquilo? Veja cinco motivos que podem ajudar na melhor decisão da sua vida:

Qualidade de vida

A região conta com duas cidades (São José dos Campos e Taubaté) entre as dez primeiras colocadas no ranking das melhores cidades do Brasil para se viver. 

Polo tecnológico

Sede do ITA (Instituto Técnico Aeroespacial), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Embraer, entre outras empresas, a região é um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país.

Localização privilegiada

A região fica em posição estratégica no eixo Rio-São Paulo, a pouco mais de uma hora da capital paulista e a cerca de quatro horas da capital fluminense.

Estrutura

As principais cidades da região contam com estrutura de excelência de hospitais (são três hospitais estaduais em diferentes municípios), universidades, escolas, serviços e comércio.

Custo de vida

Comparada com São Paulo, a cidade de Jacareí, onde fica Arboville, tem um custo de vida mais acessível em todos os segmentos. A mensalidade de ensino médio, por exemplo, é até 80% menor. 

Alvoradas Arboville: exemplo de desenvolvimento sustentável

Localizado a apenas 15 minutos do centro de São José e a cinco minutos de Jacareí, o Alvoradas Arboville oferece uma experiência de exclusividade e sossego. O acesso é facilitado pela proximidade à Via Dutra, por meio da estrada municipal Abade Biagino Chieffi. 

O local tem vista privilegiada para quatro maciços de Mata Atlântica, além do rio Paraíba do Sul. A conexão com a natureza é ideal para quem gosta de práticas esportivas ao ar livre, como trilhas de mountain bike, caminhadas e até mesmo stand up paddle, já que o local é cercado por lagoas. 

Para ajudar a manter toda esta riqueza natural, que será preservada, as obras do Alvoradas Arboville adotam uma série de soluções sustentáveis. A Terra Simão realiza a gestão dos resíduos de obras, trabalha com tintas à base de água, madeiras de reflorestamento, logística reversa e canteiros em contêineres, entre outras ações. 

A Central de Vendas Arboville fica na Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2655, Jacareí (na saída 162 da Dutra). Mais informações: (12) 3959-2162.

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Localização privilegiada

Localizado no coração do Vale do Paraíba. De um lado, Jacareí a 7minutos e do outro São José dos Campos a 12 minutos. Arboville tem um acesso direto à Rodovia Presidente Dutra por meio de uma moderna rotatória. Há poucos minutos dos principais shopping centers, como Vale Sul Shopping, Center Vale Shopping e Colinas Shopping.

Estrada Municipal Abade Biagino Chieffi, 2.655

Saiba mais

WhatsApp Atendimento Online